Lights, illuminators – tanfoglio ebike, bike and fitness cycles sarezzo in valtrompia ( brescia ) buy anadrol agendaonline.it – gyms fitness uk

Projeto Musa

O nome científico da banana, Musa, batiza o projeto constituído de várias iniciativas integradas de segurança alimentar, renda complementação, educação ambiental e agroecologia dedicado à comunidade da Unidade I do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, no bairro do Botutuju, em Mogi das Cruzes. O nome é também uma homenagem às mulheres que são pilares sociais importantes em todos os projetos do Instituto.

O Projeto Musa envolve três iniciativas integradas, alocadas no terreno da Escola Maria Mãe do Divino Amor Unidade I:

  1. Espaço Bananeiras
  2. Espaço Horta Escolar
  3. Espaço Húmus

Esses eixos são capazes de oferecer à comunidade aprendizados sobre saúde ambiental (respeito aos ciclos biológicos), higienização de alimentos e corpo (saúde pessoal e coletiva) e saúde financeira (multiplicando e valorando os ganhos monetários, pois a economia circula na própria comunidade).

1. Espaço Bananeiras

Trata-se do eixo do Projeto Musa: a plantação de bananeiras no terreno da escola e o uso da biomassa da banana verde na suplementação alimentar das crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Botujuru.

A biomassa de banana verde é considerada um dos mais poderosos alimentos da nutrição funcional (alimentação com comprovados efeitos benéficos para a saúde).

Quando cozida, a biomassa da banana verde oferece um alto teor de amido resistente, substância semelhante à fibra alimentar mas que, por não ser digerida e absorvida no intestino delgado, pode ser fermentada no intestino grosso o que produz fonte de energia para a produção das bactérias benéficas ao intestino.

Por ajudar a reduzir a absorção de gordura no organismo, a essa biomassa são atribuídas propriedades como redução do colesterol e prevenção de doenças do coração, diabetes (por ser um alimento de baixo índice glicêmico) e câncer de intestino. Ela também age no tratamento e prevenção da diarreia e constipação e, ao recuperar a microbiota intestinal ela melhora o funcionamento do intestino, previne infecções intestinais e contribui para o reforço do sistema imunológico.

A capacidade de combater a depressão também é atribuída à biomassa da banana verde graças à presença de triptofano, substância importante para a produção do hormônio serotonina que aumenta a sensação de bem-estar.

Por ser rica em fibras, ela promove a saciedade, sendo aliada ao tratamento de obesidade.

É também fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais, que contribuem para a saúde óssea e muscular.

Com a banana madura é possível produzir doces, sucos e promover o enriquecimento da merenda escolar.

As pencas de bananas excedentes são também oferecidas às famílias beneficiadas para utilização própria ou para que possam preparar em casa e colocar à venda doces, compotas, sucos e bolos a fim de gerar renda extra.

2. Espaço Horta Escolar

Baseado no desenvolvimento de canteiros para o cultivo de hortaliças destinadas à merenda escolar.

O excedente abastece a despensa das famílias beneficiadas.

Transversalmente, o projeto permite oferecer conteúdos de Educação Ambiental para as crianças e adolescentes.

3. Espaço Húmus

Trata-se de um minhocário cujo objetivo é produzir terra sem agrotóxicos, portanto, orgânica, para abastecer os canteiros das hortas escolares e bananeiras.

O minhocário é alimentado com resíduos orgânicos provenientes da cozinha da Creche, bem como das folhas e cascas das bananas e da horta.

São projetos ecologicamente interligados: a banana alimenta crianças, famílias e também nutre o minhocário que produz terra orgânica para nutrir as hortas e bananeiras cujo excedente retorna às famílias para consumo próprio ou geração de renda. Entendemos que isso tudo pode ser replicado e beneficiar outras comunidades semelhantes.