Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A necessidade de integrar crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos – muitos deles, irmãos das crianças menores – aos trabalhos realizados na Unidade I de Educação Infantil do Instituto foi o berço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Hoje a unidade atende 102 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos.

Todas as ações ali são pautadas pela construção participativa do espaço de convivência, que leve em consideração as diferenças individuais, o respeito e a colaboração.

As atividades são organizadas nos seguintes eixos: Participação, Convivência e Direito de Ser.

A partir de seus interesses, demandas e potencialidades, as crianças e jovens atendidos realizam atividades e vivências que favorecem a formação para a participação, a cidadania, o protagonismo e a autonomia.

O público é dividido por faixa etária e em agrupamentos conforme as orientações técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Cada grupo fica sob a responsabilidade de um orientador social.

Objetivos

  • Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
  • Garantir a oferta de espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  • Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.

Endereços

Rua Frei Bonifácio Harink, 380, Botujuru
Rua Rosário, 420, Botujuru